797 - BUTOROVIC

Foi no RNK Split, emblema da sua cidade natal, que Butorovic deu os primeiros passos como futebolista. Tendo terminado o percurso formativo na referida colectividade, seria também por esse emblema que faria a sua estreia no patamar sénior.
Mesmo não estando a defender um clube de topo, as suas características depressa despertariam a atenção de um dos “grandes” da Croácia. Apesar de não ser muito alto, a sua velocidade e técnica levariam os responsáveis do Hadjuk Split a decidir-se pela sua contratação. A transferência, ocorrida já no rescaldo da independência do país, daria ao jogador a oportunidade de atingir objectivos que, de outra forma, seriam mais difíceis de alcançar.
Tendo sido um elemento preponderante na conquista de 2 Campeonatos da Croácia (1993/94; 1994/95), a disputa da Liga dos Campeões de 1994/95, onde o Hadjuk Split calharia no mesmo grupo do Benfica, acabaria por tornar-se num dos pontos altos da primeira metade da sua carreira. Essa participação, numa altura em que no balneário do clube pontificavam nomes como os de Asanovic, Stimac, Mornar ou Rapaic, serviria de preâmbulo para outras aventuras. Uma delas aconteceria num desafio frente à Ucrânia, e marcaria a sua estreia pela principal selecção do seu país.
Depois dessa primeira internacionalização, a constância das suas exibições levaria a que o FC Porto visse nele um bom elemento para o lado direito da defesa. Com João Pinto já em fim de carreira, o lateral croata acabaria por ser visto com um bom reforço. No entanto, a sua chegada em Dezembro de 1996, acabaria por não surtir o efeito desejado. Com Sérgio Conceição a ser adaptado a essa posição, Butorovic acabaria por não conseguir ganhar um lugar no “onze” inicial.
Mas se os primeiros meses em Portugal não correram de feição, a segunda temporada ao serviço dos “Dragões” não traria nada de novo. Mais uma vez pouco utilizado, o defesa acabaria por chegar ao fim da campanha de 1997/98 como um dos atletas a dispensar. Mesmo tendo feito parte dos anos do “Penta”, com o seu currículo a ser colorido por mais 2 Campeonatos Nacionais, o desempenho demonstrado durante o período em que esteve nas Antas, levaria a que fosse emprestado a outros clubes.
Depois das passagens discretas pelos holandeses do Vitesse e, de volta a Portugal, pelo Farense, Butorovic decidir-se-ia pelo regresso ao seu país natal. Novamente ao serviço do Hadjuk Split, o primeiro ano, com a conquista do Campeonato de 2000/01, até seria proveitoso. Todavia, a perda de preponderância no seio da equipa, levaria que a carreira do lateral direito se precipitasse para o fim. Com 32 anos de idade, e três após voltar à Croácia, o atleta decidiria ser a altura certa para pôr um ponto final no seu percurso como profissional. Com o “términus” da temporada de 2002/03, o defesa acabaria por “pendurar as chuteiras”.

Sem comentários: