875 - IZMAILOV

Começar a carreira sénior como uma das maiores esperanças de um clube, nunca é tarefa fácil de assumir. Contudo, Izmailov nunca pareceu intimidar-se com tal estatuto e, durante as primeiras temporadas, foi para o Lokomotiv um verdadeiro tesouro. Apesar disso, e da qualidade patente no seu jogo, aquilo que haveria de assombrar o seu percurso profissional cedo começaria a manifestar-se. As lesões, uma quase constante na sua carreira, afectariam a sua evolução e toldariam as espectativas criadas à sua volta.
Veloz e com uma boa técnica, Izmailov rapidamente assumiria um papel preponderante no escalonamento da equipa moscovita. Como um elemento importante do “onze inicial”, o médio-direito contribuiria para a vitória do Lokomotiv nos Campeonatos de 2002 e 2004. Também por essa altura, já o seu nome era habitual nas convocatórias da selecção nacional. Após a estreia em Agosto de 2001, isto logo no início da 2ª época como profissional, em 2002 o atleta seria chamado ao Mundial. Depois de participar no torneio organizado entre o Japão e a Coreia do Sul, o jogador também marcaria presença em Portugal e no Euro 2004.
Numa altura em que as lesões já tinham arredado Izmailov da ribalta, o Sporting decide apostar na sua contratação. O russo, tentando relançar a sua carreira, viaja para Lisboa no Verão de 2007. Depois dessa primeira campanha, em que jogou pelos “Leões” por empréstimo do Lokomotiv, o seu passe seria comprado em definitivo pelo emblema português. Apesar do seu passado médico, as boas prestações do médio davam razão ao investimento feito e os anos seguintes sublinhariam essa certeza. Todavia, o médio regressaria ao calvário das lesões. A partir de 2009/10, consequência das mazelas sofridas, o jogador perde imenso espaço na equipa. Essa falta de presenças em campo, levaria o clube “alfacinha” a aceitar negociar a sua transferência. Em Janeiro de 2013, com o defesa Miguel Lopes a fazer o caminho inverso, Izmailov chega à cidade do Porto e passa a vestir de “Azul e Branco”.
A sua permanência no Estádio do Dragão pouco mais traria do que uma pequena curiosidade. No FC Porto, muito mais do que ser um atleta preponderante, o jogador decidiria mudar o seu nome de Izmailov para Izmaylov! Para piorar a sua situação, já muito afectada por uma forma física bastante debilitada, os problemas familiares fariam com que o jogador pedisse ao clube para o dispensar dos trabalhos da equipa. O afastamento, que duraria vários meses, acabaria na sua cedência aos azeris do Qabala e, mais tarde, na sua passagem pelo FC Krasnodar.
O regresso à Rússia não devolveria o médio aos bons momentos. Aliás, os problemas pessoais do jogador continuariam a afectar a sua carreira. A doença grave do filho levaria Izmailov a deixar o futebol por uma temporada. Depois, e de volta aos campos em 2016, viria a rescisão por mútuo acordo com o Krasnodar. Tentando estar mais perto da família, é então que decide aceitar o convite do recém-criado Ararat Moscovo. No entanto, a sua vontade de continuar no futebol duraria apenas algumas semanas. Em Setembro de 2017 é anunciado o seu afastamento do clube.

Sem comentários: