866 - ANDERS ANDERSSON

Dividida a sua formação entre o Svenstorps IF e o Malmö FF, seria no emblema do Sul da Suécia que Anders Andersson faria a transição para o patamar sénior. Tendo como companheiro de balneário o também ex-benfiquista Stefan Schwarz, a evolução do médio levá-lo-ia, logos nos primeiros anos com o plantel principal, a conquistar uma posição de destaque no meio-campo da sua equipa. De tal forma seria positiva a sua evolução que, em 1992, o seu nome seria adicionado ao rol de atletas a participar nos Jogos Olímpicos de Barcelona.
Para a estreia na selecção “A”, o atleta teria ainda de esperar mais um par de anos. Mesmo tendo conseguido a primeira internacionalização em 1994, só a partir de 1997 é que a sua presença na equipa nacional começa a ser habitual. Ao passar a ser chamado com bastante frequência, também o seu valor aumenta. No decurso dessa evolução, surge então o interesse de um clube inglês. Andersson muda-se para a Premier League na temporada de 1997/98, mas a sua passagem pelo Blackburn Rovers seria tudo menos positiva.
Raramente utilizado, o centrocampista deixa Ewood Park aproximadamente um ano após a sua chegada. Consequência da falta de presenças em campo, Anders Andersson acaba também por perder espaço na selecção sueca. É então que decide deixar Inglaterra para, noutro país, relançar a sua carreira. A escolha levá-lo-ia a viajar até à Dinamarca. As 3 épocas seguintes passá-las-ia ao serviço do Aalborg para, logo na primeira dessas campanhas, conseguir sagrar-se campeão nacional. Muito para além do troféu ganho, o atleta volta a jogar com regularidade. Esse facto fá-lo-ia regressar aos planos da selecção e, como consequência, o seu nome acabaria por fazer parte dos convocados para disputar o Euro 2000.
Com a sua cotação a crescer, é o Benfica que, dessa feita, decide apostar na sua contratação. Em Lisboa, onde chega no Verão de 2001, encontra o clube em fase de transição. Numa altura em que as “Águias” caminhavam de volta aos títulos, o sueco, ao participar nas primeiras rondas da prova, ajuda na conquista da Taça de Portugal de 2003/04. Já a meio da referida temporada, e com os olhos postos na fase final do Euro 2004, o médio decide trocar a Luz pelo Restelo. No Belenenses joga durante época e meia e, pelo meio, participa no Europeu organizado em Portugal.
O final do seu trajecto desportivo levá-lo-ia de volta ao seu país e ao emblema que, no início dos anos 90, o tinha lançado no futebol profissional. No Malmö FF joga desde 2005 até 2008, ano em que decide ser a altura certa para terminar a carreira. Desde então, o antigo internacional sueco tem dedicado o seu tempo ao comentário desportivo. Nessas funções tem colaborado com alguns jornais e programas televisivos.

Sem comentários: