826 - LINEKER

Tendo nascido em Leicester, no exacto mesmo dia (em anos diferentes!!!) que Winston Churchill, seria no emblema local que Lineker daria os primeiros passos como futebolista profissional. Mesmo com o clube, no final dos anos 70, a disputar as divisões inferiores da “FA”, o atacante começaria a destacar-se pelos golos que conseguia. Com temporada de 1983/84, e a chegada dos “Foxes” ao patamar máximo, o destaque que passaria a merecer cresceria exponencialmente. As qualidades que exibia, já depois de ter sido chamado ao conjunto “B”, levá-lo-iam, pela mão de Bobby Robson, à estreia na principal selecção inglesa. Ainda assim, a confirmação de que era um ponta-de-lança de topo viria na época seguinte, com o atleta a assegurar o lugar cimeiro na tabela dos goleadores.
Tal distinção faria com que o Everton, à altura o campeão em título, decidisse apostar na sua contratação. Contudo, a passagem pelo Goodison Park duraria pouco tempo. Depois de ter chegado para a temporada de 1985/86, e ajudado pela presença no Mundial do México, o avançado vê um dos colossos do futebol a ponderar a sua aquisição. Claro que o interesse do Barcelona seria alimentado pela conquista de mais um título de Melhor Marcador da Liga Inglesa. No mesmo sentido, o atleta também conseguiria sagrar-se o goleador máximo do referido certame para selecções. Ora, todos esses factores fariam do jogador um dos alvos mais apetecidos e, no Verão de 1986, Gary Lineker muda-se para a Catalunha.
Com Terry Venables como treinador dos “Blaugrana”, a primeira temporada em Espanha, no plano estritamente pessoal, seria de grande sucesso para o avançado. Na campanha seguinte o seu estatuto de titular manter-se-ia, mas, ainda assim, continuou a faltar a conquista da “La Liga”. Por esse motivo, a mudança de treinadores acabaria por tornar-se numa constante. Já a chegada de Johan Cruyff ao comando do Barcelona faria com que o estatuto de Lineker mudasse um pouco. Ainda assim, não se pode dizer que essa terceira temporada ao serviço do emblema catalão ficasse desguarnecida de qualquer êxito. Já depois de ter vencido o FA Charity Shield pelo emblema da cidade de Liverpool e de, na época anterior ter ajudado a vencer a Copa del Rey, a campanha de 1988/89 ficaria marcada pela vitória na Taça dos Vencedores das Taças.
Com a perda da titularidade no Barcelona dá-se o regresso a território britânico. Com o Manchester United também na corrida pela sua contratação, acabaria por ser o Tottenham a conseguir aliciar o jogador. Na passagem pelo emblema londrino, a conquista de mais um título colectivo mereceria grande destaque. A vitória na FA Cup de 1990/91 embelezaria o seu currículo. Todavia, aquilo que notabilizava o avançado eram os remates certeiros. Nesse campo, a conquista de mais um prémio de Melhor Marcador da Liga (1989/90) sublinhá-lo-ia, ainda mais, como um dos grandes dos avançados a nível mundial. Para salientar esse estatuto, falta ainda referir a sua presença no Itália 90. Com 4 tentos conseguidos, o ponta-de-lança tornar-se-ia no maior goleador inglês em fases finais do Campeonato do Mundo. Aliás, por altura do fim do seu percurso como futebolista, Lineker, apenas com Bobby Charlton à sua frente, estava cotado como o segundo atleta com mais golos conseguidos pela camisola dos “Three Lions”.
Já depois de, ao serviço dos japoneses do Nagoya Grampus Eight, ter disputado as últimas temporadas como jogador, a sua ligação ao futebol manter-se-ia, mas noutros campos. Gary Lineker tem-se destacado como comentador desportivo. Tendo já dado o contributo em vários canais, destaque para a sua presença na BBC, onde apresenta o popular programa de televisão “Match Of The Day”.

Sem comentários: