756 - OVERATH

Apesar de reconhecido pela sua carreira ao serviço do FC Köln, foi no SSV Siegburg 04 que Wolfgang Overath fez toda a sua formação. Ainda a jogar pelo emblema da sua terra natal, o médio seria chamado às jovens selecções da Alemanha Ocidental e, nesses escalões, começaria a competir nos principais certames futebolísticos. Nessa condição, já em 1961, o atleta marcaria presença em Portugal. Pela equipa germânica disputaria o Torneio Internacional de Juniores da UEFA e ajudaria à conquista do 3º lugar do pódio.
Foi em 1962 que mudou de emblema. Estrela em ascensão, esse seu estatuto era grande demais para o manter em tão modesta colectividade. A transferência para um emblema de outra monta estava iminente e a equipa que conseguiria atrair o jovem jogador, talvez pelo título nacional recentemente conquistado, acabaria por ser o FC Köln.
Apesar de ser tido como uma grande promessa, a sua estreia na principal categoria dos “Die Geißböcke” apenas aconteceria no ano a seguir à sua chegada. Logo no começo dessa época de 1963/64, Overath, dando continuidade a um longo percurso, também receberia a sua primeira internacionalização pela selecção “A”. Aliás, não seria apenas a partida frente à Turquia que marcaria essa sua temporada. No final da mesma, o FC Köln sagrar-se-ia vencedor da recém-criada “Bundesliga”. Para o centrocampista, o troféu representaria mais um momento de glória na sua carreira.
Com as cores do clube, Overath preencheria o seu currículo com mais 2 Taças da Alemanha. No entanto, seria com a camisola da “Mannschaft” que o médio viveria os melhores momentos como profissional. A convocatória para a edição de 1966, seria o primeiro dos 3 Campeonatos do Mundo em que participaria. Em Inglaterra jogaria a final, perdida para a equipa da casa. Já no México, quatro anos passados, marcaria o golo que daria o 3º lugar ao seu país. Finalmente, e a jogar no seu país, Overath seria um dos esteios do meio campo alemão. Mais uma vez, marcaria presença na derradeira partida do torneio. No entanto, e ao invés da primeira final, a Alemanha venceria a famosa “Laranja Mecânica” (Holanda) e sagrar-se-ia campeã do Mundo.
Ainda assim, e apesar deste trajecto aparentemente imaculado, Overath haveria de sofrer um grande desgosto. Estando lesionado, acabaria por ficar de fora da convocatória para a fase final do Euro 72. Este forçado afastamento, faria com que o médio não pudesse inscrever o seu nome na equipa que ergueria o almejado troféu.
Já sua ligação com o FC Köln manter-se-ia ininterrupta até ao fim do seu percurso como futebolista. Em 2004, já depois de em 1977 ter pendurado as chuteiras, Wolfgang Overath regressa à linha da frente do emblema da Renânia do Norte-Vestefália. Desta feita longe dos relvados, o antigo internacional candidata-se à Presidência do clube. Vence as eleições e mantem-se no cargo até Novembro de 2011.

Sem comentários: