636 - ALBERTINO


No seu tempo de menino, nas ruas da cidade do Porto, chegou a partilhar a bola de trapos com o amigo Humberto Coelho. Já após percorrer as camadas jovens leixonenses, e certo que era como craque, Albertino acabaria por ganhar um lugar na equipa sénior de Matosinhos.
Com a estreia na temporada de 1968/69, a ocupar a posição de avançado, o seu crescimento como futebolista, do qual faria parte uma cedência ao Desportivo de Peniche, haveria de ser interrompido pelo Serviço Militar Obrigatório e pela Guerra Colonial. Destacado em Angola, acabaria por ser no Recreativo do Uíge que, fazendo o papel de treinador/jogador, daria continuidade à sua paixão desportiva.
Já após o 25 de Abril de 1974, Albertino regressaria a Portugal. Os dois anos que se seguiriam, sempre ao serviço do Leixões, acabariam por alimentar uma preciosidade na sua carreira. Ora, e se nos escalões de formação, na senda de um “namoro” com o FC Porto, tinha tentado mudar-se para os “Dragões”, o evoluir das suas habilidades alimentaria, ainda mais, esta “paixão”. 
Por duas vezes tentar-se-ia uma transferência. Na primeira, pequenos detalhes afastariam Leixões e FC Porto de um acordo. Já da vez seguinte, seria o Boavista a intrometer-se no caminho. A mudança para o Bessa consumar-se-ia de uma forma curiosa. Após uma viagem à América do Sul, onde o FC Porto pediria “emprestado” o jogador ao Leixões, tudo parecia encaminhado para que Albertino vestisse de “Azul e Branco”. Contudo, na volta, Valentim Loureiro antecipar-se-ia a todos (Benfica e Sporting incluídos) e contrataria o atleta.
Seria de “Pantera” ao peito, que Albertino conseguiria afirmar-se como um jogador de topo. Logo na primeira metade dessa temporada de 1976/77, seria chamado às selecções nacionais. Primeiro com uma convocatória para as “Esperanças” e, logo de seguida, com duas partidas realizadas pelos “AA”, o atleta, ao serviço do Boavista, alcançaria o estatuto de internacional.
Ao fim de 3 épocas de “axadrezado”, e com uma Taça de Portugal (1978/79) no currículo, Albertino, finalmente, vê realizado o seu sonho de criança. A mudança para o FC Porto mostraria um atleta motivado, mas, de uma forma ou outra, preterido por outros colegas. Apesar de, raramente, ter sido uma primeira escolha, o que levaria Albertino a deixar o Estádio da Antas seria a chegada de Hermann Stessl e de um outro avançado – “Era o melhor marcador nos primeiros dez jogos do campeonato [1980/81]. Antes do jogo com o Benfica, no entanto, o F.C. Porto contratou o Mike Walsh para a vaga do Fernando Gomes, que tinha ido para o Gijon. O técnico resolveu, injustamente, tirar-me do onze. E acabou com a minha carreira no clube”*.
Segundo o próprio, seria o Marítimo, para onde se transferiria na temporada de 1982/83, que adiaria o fim planeado da sua vida no futebol. Ainda voltou, com início no Estarreja e passagens por Trofense, Sp. Covilhã (na 1ª divisão), Vila Real e Lousada, àquelas que são as rotinas de treinador. No entanto, o seu horizonte fixava-se noutra paixão. Tal como seu pai, o louvado Fernando Ventura Pereira, Albertino haveria de optar pelas “Belas Artes”. Acabaria por pôr o desporto de parte, dedicando-se com mestria às telas e pincéis. Hoje em dia, merece destaque como pintor.


* Retirado do artigo em www.maisfutebol.iol.pt, a 12 Janeiro de 2001

Sem comentários: