556 - GARY NEVILLE

Filho de Neville Neville (cricket) e irmão de Phil Neville (futebol) e de Tracey Neville (netball), Gary podia ter sido só mais um nome a acrescentar a esse rol de índole "caseira". A verdade é que, sem querer menosprezar qualquer um dos outros, seria o antigo defesa direito que no mundo do desporto, mais elevaria o nome da sua família.
Ao lado do seu irmão e de outros emblemáticos como Ryan Giggs, David Beckham, Paul Scholes e Nicky Butt, Gary Neville formar-se-ia nas escolas do Manchester United. Saído daquela que ficaria conhecida como a "Class of '92", a sua integração na equipa principal dá-se, tinha ele 17 anos. Por essa altura, a aposta de Alex Ferguson na formação, era uma prioridade. Contudo, a presença no plantel de nomes como os de Paul Parker ou Denis Irwin, acabariam por dificultar a entrada do jovem jogador no "onze" inicial. Sem espaço a titular, o seu lugar no seio do plantel, indo em sentido oposto aos normais empréstimos, parecia estar assegurado. Ainda assim, e apesar da certeza da sua qualidade, seriam necessários mais um par de anos para que o lateral, de forma mais regular, começasse a aparecer entre os eleitos a iniciar os encontros.
A partir da temporada de 1994/95, a carreira do lateral como que ganha um outro impulso. A sua afirmação a nível do clube, ele que já tinha uma longa história nas selecções jovens, acaba por levá-lo à estreia na principal equipa inglesa.
Desse modo, tanto pelos "Red Devils", como com o emblema dos "Three Lions", Gary Neville passaria a ser o dono do lado destro da defesa. Mas, se em Old Trafford os títulos iam aparecendo, já ao nível da selecção inglesa o sucesso parecia teimar em afastar-se. Por esse motivo, a relação que Gary Neville manteria com a equipa nacional, apesar de bastante duradora, acabaria por não ser uma grande paixão - "Houve alturas em reflecti sobre a minha carreira internacional e pensei: «Bem, foi um enorme desperdício de tempo»".
Ainda assim, seria à custa de Inglaterra que Gary Neville acrescentaria ao seu currículo 2 presenças em Mundiais (1998; 2006) e 3 participações em Europeus (1996; 2000; 2004). Aliás, seria por razão deste último torneio que o seu nome figura na lista de recordes da FA (Federação Inglesa). Gary Neville, com 11 partidas, é o atleta com mais jogos disputados em fases finais pela sua selecção.
Apesar das declarações polémicas que na sua autobiografia, faria em relação à equipa nacional, há que concordar que se não fosse o Manchester United, a sua carreira nunca teria atingido a excelência. Ora, para suportar tal teoria, nada melhor do que os títulos que conseguiu. A nível interno, 8 "Premier Leagues", 3 Taças de Inglaterra, 2 Taças da Liga e 3 "Community Shields", são os números que o alicerçaram a uma vida profissional brilhante. Já nas competições internacionais, 2 Ligas dos Campeões, 1 Taça Intercontinental e 1 Mundial de Clubes, elevaram-no a um patamar a que poucos se atreveram a sonhar.
Em 2011, sem nunca ter envergado as cores de outro clube, o antigo capitão do Manchester United e de Inglaterra, decide pôr um ponto final na carreira de futebolista. Desde então, sempre ligado à modalidade que, durante quase 20 anos, abraçou profissionalmente, é vê-lo a assumir diversos papeis. Se por um lado, é um dos adjuntos de Roy Hodgson na selecção, por outro é um dos comentadores mais assíduos da televisão britânica.
Mas ainda há mais!!! É que em parceria com Giggs, Butt, Scholes e Phil Neville, Gary é, desde 2014, o dono de um pequeno clube da área metropolitana de Manchester, o Salford City!

Sem comentários: