496 - HALILHODZIC


Ser criado a cerca de uma centena de metros do clube da sua terra, fez com que Halilhodzic aí quisesse dar os primeiros pontapés na bola. Mas para o rapaz, muito mais que a paixão que tinha pela modalidade, havia outras prioridades. Os estudos estavam primeiro, e como isso implicava mudar-se para a cidade mais próxima, acabaria por abandonar o FK Turbina Jablanica sem nunca realizar uma partida oficial.
Ora, a mudança de escola leva-o a Mostar. Aí, matriculado em Electrotecnia, dá continuidade ao seu percurso académico, sem, contudo, deixar o "bichinho da bola" morrer. Sem nunca almejar ser profissional, mas, por outro lado, com o irmão a insistir para que fosse fazer alguns treinos ao emblema onde jogava, o jovem decide arriscar. Agrada e acaba por ficar.
Já no Velez Mostar, clube com forte tradição no campeonato jugoslavo, Halilhodzic começaria pelas camadas de formação. Terminada esta fase, instalou-se na principal equipa, onde acabaria por ser tornar num dos atacantes mais importantes. Com um ano de interrupção, onde, por empréstimo, vestiu as cores do NK Neretva, Halilhovic jogou 10 anos pelo emblema da, agora, Bósnia-Herzegovina. Foram 10 temporadas de grande nível, à custa das quais conseguiria a estreia na selecção da Jugoslávia e a presença no seu primeiro grande certame internacional, o Euro 76.
Foi já depois desta participação que seria chamado a representar o seu país no primeiro Europeu s-21. Mais uma vez se destacaria ao vencer, para além do torneio em si, os prémios de Melhor Jogador e de Melhor Marcador. O curioso é que por esta altura já o ponta-de-lança contava com 26 anos de idade!!! Como é que é possível?! Simples! Nesta edição disputada entre 1976 e 1978, os regulamentos permitiam a inclusão de 2 atletas de idade superior à do dito escalão.
A seguir a ter vencido a Taça do seu país, e já numa idade em que não é muito normal fazerem-se apostas em atletas vindos de outras paragens, o Nantes decide contratá-lo. Chega a França já com os 30 anos à vista. No entanto, isto não o inibe de continuar a mostrar aquilo que sempre tinha feito anteriormente. Instala-se na frente de ataque e, na temporada seguinte, para além de se sagrar o melhor marcador do campeonato, ajuda o Nantes a conquistar a "Ligue 1". O feito dessa época de 1982/83, pelo menos no plano pessoal, voltaria a repeti-lo dois anos depois. No total, foram 5 temporadas no  "La Beaujoire", durante as quais, tal como já tinha feito no Velez Mostar, volta a reafirmar o seu faro para o golo.
A carreira de treinador iniciou-a dois anos depois de, no PSG, ter posto um ponto final na vida de futebolista. Regressaria à Bósnia e ao Velez Mostar, mas a decisão acabaria por se revelar, muito mais do que errada, trágica. Como sabemos, foi no início dos anos 90 que rebentou a escalada de violência nos Balcãs. Muitas vítimas trouxe tal conflito. Mortos, feridos e desalojados foram aos milhares. Um deles foi Halilhodzic que, depois de ter sido ferido em Mostar, receberia mais uma série de ameaças. Com a vida em perigo decide abandonar a região, vendo, logo de seguida, a sua residência ser pilhada e incendiada.
Depois deste episódio triste, Halilhodzic deu continuidade a sua carreia em França. Contudo, seria já à frente do Raja Casablanca que as suas vitórias mereceriam destaque. Conquista, em 1997, tanto o Campeonato de Marrocos como a Liga dos Campeões Africana e, com isso, acaba por ver a sua cotação a subir em flecha.
Apesar da sua carreira não ser muito pródiga em troféus, excepção feita ao já referido e à vitória na "Coupe de France" de 2003/04 (PSG), Halilhodzic ganhou a fama de conseguir bons resultados com parcos recursos. Foi isso mesmo que demonstrou no segundo Mundial em que participou. Depois de, na condição de jogador, ter estado em Espanha (1982), repetiu a presença, neste ano de 2014, no Brasil. Como seleccionador da Argélia, com um grupo do qual fizeram parte alguns conhecidos do futebol português - Halliche (Nacional e Académica); Yebda (Benfica); Nabil Ghilas (Vizela, Moreirense e FC Porto); Slimani (sporting) - Halilhodzic conseguiu algo nunca antes alcançado: a passagem aos 1/8 de final das "Raposas do Deserto".

Sem comentários: