395 - QUARESMA

Parceiro de uma vida de Jorge Jesus, actual técnico principal benfiquista, e tendo ambos apenas um ano de diferença, os dois haveriam de fazer um trajecto muito parecido nos escalões de formação, com passagem no Estrela da Amadora, para depois terminarem esta etapa nos Juniores do Sporting. Engraçado é que, já depois de Quaresma ter subido à categoria de sénior, mas jogando principalmente com a equipa de reservas, surge o primeiro empréstimo. Mais uma vez, e aí é que reside toda a curiosidade, ambos, ele e Jesus, acabam por ser cedidos ao Peniche (1973/74), para que na segunda divisão nacional possam ganhar mais experiência.
O regresso a Alvalade ainda acontece para Quaresma. No entanto, a forte concorrência, no que ao eixo central do último reduto leonino diz respeito, com jogadores como os internacionais Laranjeira e Mendes a impor a sua qualidade, torna a sua vida muito difícil. Sem jogar qualquer partida no Campeonato (emendem-me se estiver errado), o defesa acaba por deixar de vez o Sporting, isto no final da temporada de 1975/76.
Começa então um périplo que o leva, na sua carreira de futebolista, a percorrer uma série de outros emblemas. Quase sempre na divisão maior do nosso futebol, mas também com passagens pelos escalões secundários, destacam-se os seus anos no Beira-Mar, União de Leiria (onde volta a cruzar-se com Jorge Jesus) e no Portimonense, épocas estas onde, para além de titular, consegue impor-se como um dos principais atletas a jogar em Portugal na posição de defesa central.
Hoje em dia a trabalhar nos quadros técnicos do Benfica, ele que nesse campo tem feito carreira, principalmente nas camadas jovens ou como adjunto (7 desses anos, lá está mais uma vez, com Jorge Jesus), teve a sua primeira experiência como treinador, acumulando também as funções de jogador, no Benfica de Castelo Branco. Agora, apenas uma pequena pergunta!!! Quem, nessa temporada de 1989/90, era seu discípulo no emblema albicastrense? Muito fácil!!! É claro que só podia ser Jorge Jesus!!!

Sem comentários: