357 - BATTY

De tal forma começou a revelar-se nas “escolas” do Leeds United que, aos 18 anos, fez a estreia pela equipa principal. Apesar de ter uma estatura não muito imponente, principalmente para um homem a ocupar uma posição sujeita a constantes embates físicos, David Batty, médio-defensivo, rapidamente veio a impor-se e a fazer-se reconhecer pelo jogo aguerrido, intrépido e sempre a perseguir os adversários a cirandar no meio-campo. Contudo, e apesar de ser essa a sua grande marca, a posse do esférico nunca o atrapalhou. Com a bola nos pés, o jogador inglês sempre teve a habilidade para, facilmente, conseguir distribuí-la pelos colegas e, dessa maneira, tornou-se num elemento importante e eficaz no encetar das manobras ofensivas da sua equipa.
Foi durante a primeira passagem pelo emblema da sua terra natal que o médio sofreu, ou melhor dizendo, agravou uma lesão que tinha contraído anteriormente. Estava em casa, em recuperação de uma intervenção cirúrgica a um tendão de Aquiles, quando a sua filha, na altura com 3 anos, e descontraída no seu passeio de triciclo, atropela o jogador! Resultado: mais uns tempitos a acrescentar ao período de recobro.
Voltando ao seu percurso desportivo, Batty, um ano após ter conquistado a edição de 1991/92 da Liga Inglesa, ao lado de nomes como Eric Cantona, Gary Speed ou Gary McAllister, viu o Leeds United, por razão de algumas dificuldades financeiras, a não ter como recusar a proposta do emergente Blackburn Rovers pela sua aquisição. Acertada a transferência já com a temporada de 1993/94 em andamento, o “trinco”, ao serviço da nova equipa, regressou aos títulos e em 1994/95 venceu a Premier League. Em abono da verdade, a época, vitoriosa colectivamente, acabou por não correr assim tão bem para o atleta e uma grave lesão, um pé partido, afastou-o de tantos jogos que, com o termo da dita campanha e ao alegar não ter dado grande contributo para o troféu ganho, o centrocampista recusou a medalha de campeão.
Foi também ao serviço do Blackburn Rovers que aconteceu outro dos episódios caricatos da sua carreira. No ano a seguir à vitória na já referida edição da Liga, durante uma partida a contar para a “Champions League” frente ao Spartak de Moscovo, Batty desentendeu-se com o companheiro de equipa Graeme Le Saux. Depois de uma rápida troca de palavras, os dois atletas começaram a agredir-se, tendo de ser separados pelo capitão Tim Sherwood, acabando, mesmo assim, por ser poupados pelo árbitro a uma severa sanção disciplinar.
No que restou da sua caminhada desportiva, o internacional inglês, com presenças no Euro 92 e no Mundial de França em 1998, já depois de uma passagem pelo Newcastle United, voltou, na temporada de1998/99, ao Leeds United, clube onde, em 2004, pôs termo ao trajecto como futebolista profissional.

Sem comentários: