323 - NAYBET

Noureddine Naybet chegou ao Sporting Clube de Portugal como um atleta de qualidades comprovadas e com um currículo invejável. No Wydad Casablanca estrear-se-ia na equipa principal com apenas 19 anos e se algum erro de análise terá levado alguém a pensar que a sua tenra idade seria sinónimo de inexperiência, então o defesa-central depressa trataria de provar o contrário, afirmando-se como um dos titulares. Logo nesses primeiros anos como sénior, ao serviço do arrolado emblema marroquino, o atleta ganharia praticamente tudo o que havia para vencer naquele que era o seu contexto competitivo. Porém, se às vitórias em 3 Campeonatos de Marrocos e à conquista da Liga dos Campeões africana juntarmos a disputa dos Jogos Olímpicos de 1992 e da CAN disputada nesse mesmo ano, então é mais fácil entender que a sua ambição depressa haveria de pôr os olhos no lado norte do Mar Mediterrâneo.
Seria depois da temporada de 1993/94, cumprida ao serviço dos franceses do Nantes, que Naybet chegaria ao Sporting. Em Alvalade, num plantel de enorme qualidade e com ambições ao título de campeão nacional, o defesa-central, ao lado do brasileiro Marco Aurélio, rapidamente tomaria um lugar no sector mais recuado da equipa. Contudo, as duas épocas passadas em Lisboa acabariam apenas por trazer ao palmarés pessoal do atleta a Taça de Portugal de 1994/95 e a Supertaça da campanha seguinte. Ainda assim, a visibilidade ganha de “Leão” ao peito faria dele um alvo muito cobiçado. Por essa razão, a poucos espantaria a sua apresentação, no início de 1996/97, como elemento da agremiação que, em Espanha, mais desafiava a hegemonia do Real Madrid e do FC Barcelona. No Deportivo La Coruña passaria 8 épocas e em 1999/00, a partir de um balneário com nomes como Pauleta, Mauro Silva ou Makaay, o jogador ajudaria o emblema galego a levantar o troféu correspondente à vitória na “La Liga”.
Terá sido, mais ou menos, por altura da última conquista aludida no parágrafo anterior que o assédio de outros clubes haveria de tomar forma. Real Madrid e Manchester United iriam no seu encalço, mas a intransigência do Presidente do "Depor", o qual passaria a exigir uma pequena fortuna pela sua transferência, acabaria por pôr termo à possível mudança. A saída do defesa-central concretizar-se-ia umas épocas mais tarde, contava Naybet 34 anos. Primeiro seriam os "Red Devils" a, mais uma vez, tentar a sua contratação. Todavia, segundo o veiculado na altura, o internacional marroquino viria a chumbar nos testes de aptidão médica e seriam os londrinos do Tottenham Hotspurs a conseguir, em 2004/05, os seus préstimos.
 Dois anos depois da mudança para Inglaterra, Naybet decidiria terminar a carreira enquanto futebolista. Daí em diante, daria um novo rumo à caminhada na modalidade e, nas funções de treinador, aceitaria o cargo de adjunto de Henry Michel, na selecção nacional de Marrocos.

Sem comentários: