317 - N'KONGOLO

Transferido do futebol belga - FC Liègeois - para representar um Sporting de Espinho orientado, na temporada de 1987/88, por Quinito, seriam também as mãos do treinador português que, para o jogador, abririam as portas do Estádio das Antas.
Fascinado pelo potencial físico do defesa internacional pelo Zaire, actual República Democrática do Congo, o referido técnico, que já tinha dado o aval à sua contratação enquanto timoneiro dos "Tigres da Costa Verde", passado apenas um ano sobre a sua chegada a Portugal, veria nele um bom reforço para o acompanhar na aventura pelo FC Porto. Porém, nem mesmo a presença do central na edição de 1988 da Taça de África das Nações, disputada em Marrocos e com o atleta ao lado de nomes bem conhecidos do desporto nacional, casos de N'Dinga, Tueba ou Basaúla, convenceria os responsáveis pelos "Dragões" a dar mais algumas hipóteses ao atleta.
Depois dessa época de 1988/89, onde, mesmo assim, conseguiria disputar, nas provas nacionais, um número bem razoável de partidas, Kalombo N'Kongolo haveria ser considerado como excedentário e seria posto na lista de dispensados. Ao regressar ao Sporting de Espinho, aí disputaria as próximas temporadas até que, para a campanha de1992/93, decidiria rumar a sul e ao Atlético Clube de Portugal. Já ao serviço do clube "alfacinha" aconteceria uma tragédia. Sem grande explicação e sem que nada o fizesse prever, uma embolia cerebral ceifaria a vida deste jovem, contava ele apenas com 31 anos de idade.

Sem comentários: