310 - DELFIM

Tendo o Carcavelinhos ido estrear o Campo Nossa Senhora da Saúde, à altura a morada do Farense, os responsáveis por outros emblemas algarvios acharam por bem ver o desafio entre os "Alfacinhas" e a agremiação da "casa". A vitória dos lisboetas por 11-0, mas principalmente a exibição de um dos avançados da equipa forasteira, despertou a cobiça dos elementos das outras colectividades, presentes na assistência. O atleta, de seu nome Delfim, jogava como interior-esquerdo e rapidamente o Olhanense viu no "Lourinho", nome pelo qual foi baptizado pela massa adepta, um reforço de peso para as batalhas na prova maior do futebol nacional, o Campeonato de Portugal.
Na edição de 1923/24 da competição, Delfim tornou-se num elemento de enorme preponderância, tanto na caminhada do Olhanense até a derradeira partida da prova, como na final, onde foi dele um dos golos que, frente ao FC Porto, deram a vitória por 4-2 ao conjunto algarvio. A importância da conquista e, também, o peso do atacante no referido sucesso colectivo foi enorme e, nesse sentido, o atacante rapidamente passou a entrar nas contas para o escalonamento da selecção nacional.
Com as cores de Portugal Delfim marcou presença em 4 desafios, nos quais um assumiu um papel especial no percurso do atleta. A 18 de Junho de 1926, numa partida agendada para Lisboa, a “equipa das quinas” veio a encontrar-se com a congénere italiana. No Campo do Lumiar, entraram no terreno de jogo dois “onzes”, não digo com ambições radicalmente díspares, mas com currículos bem diferentes. Para tal, assumiu-se o facto de, no curto historial de 4 partidas, o conjunto luso não ter, à altura, qualquer vitória. Porém, na aludida data tudo mudou e ao fazer parte da linha ofensiva, o atacante participou no primeiro grande resultado do combinado português, o 1-0 que derrotou a “Squadra Azzurra”.

Sem comentários: