307 - GASPAR PINTO

Notabilizou-se, em grande medida, pelos anos em que envergou a camisola do Benfica. No entanto, a carreira de Gaspar Pinto, antes da mudança para as “Águias”, conheceu as cores de outro emblema, o Carcavelinhos.
No extinto clube, que neste ano de 2012 comemoraria o centenário da sua fundação, o aguerrido defesa deu-se a conhecer. A forma combativa e aplicada de encarar todas as partidas, depressa levaram o atleta até à selecção nacional e à mudança para os “Encarnados”. Pelo Benfica, entre a segunda metade dos anos de 1930 até meados da década de 1940, Gaspar Pinto transformou-se numa referência do desporto português. Muito para além das 12 temporadas ao serviço do Benfica, dos mais de 300 jogos e diversos títulos que venceu com as “Águias”, ficaram célebres as disputas, muitas vezes para além do limite do razoável, com os mais variadíssimos oponentes.
O mais famoso dos seus adversários foi Peyroteo. Com o craque leonino, foram inúmeras as picardias que marcaram o “derby” “alfacinha”. A mais badalada dessas histórias foi o episódio em que, depois de repetidamente ser travado de forma menos leal, o atleta do Sporting não resistiu às ofensas verbais de Gaspar Pinto, acabando por esmurrá-lo. Depois do incidente cortaram relações. Todavia, no encontro entre uma selecção de jogadores de Lisboa e as “Águias”, jogo que serviu para marcar a despedida do benfiquista Valadas, o homenageado chamou os dois rivais, fazendo com que, num aperto de mão, surgissem as pazes. Segundo consta, a tentativa de apaziguamento foi infrutífera, com a contenda entre ambos a reatar-se logo na partida seguinte!

Sem comentários: