296 - VERCAUTEREN

Quando há a sorte de partilhar os relvados com a melhor geração futebolística de um país, não é difícil também ser-se um dos melhores!
Muito para além desta pequena introdução que remete para os anos 80 do futebol belga, Vercauteren, sem qualquer excesso nas palavras, foi um excelente praticante. O "Pequeno Príncipe", nome pelo qual foi acarinhado, apenas conheceu, durante grande parte da carreira, a camisola do Anderlecht. No clube da capital fez a formação e durante os doze anos em que fez parte do conjunto principal, acompanhou a equipa naquele que seria o melhor capítulo da sua história. Num grupo por onde passaram nomes como os de Geoges Grün, Michel De Groote, Hugo Broos ou ainda os dinamarqueses Morten Olsen e Per Frimann, o médio-ala esquerdo, entre tantas outras estrelas que fizeram as delícias dos adeptos do futebol, nunca foi somente mais um elemento do plantel. A prová-lo estão as mais de 360 partidas pelo emblema de Bruxelas e, claro, os títulos ganhos. Nesse campo não há assim tantos atletas da modalidade que possam gabar-se de tal rol de conquistas. Ora vejamos: na Bélgica venceu 4 Campeonatos, 2 Taças e 1 Supertaça; já em termos de competições internacionais podemos acrescentar ao seu currículo 2 Taças dos Vencedores das Taças, 2 Supertaças Europeias e 1 Taça UEFA, esta última de má memória para o futebol português, pois a vitória foi conseguida em 1983, frente ao Benfica.
Com a selecção do seu país, Vercauterem foi também um elemento preponderante, fazendo parte dos “Diabos Vermelhos” em diversos certames. Para além de marcarem presença no Europeu de 1984, os belgas participaram nos Mundiais de 1982 e de 1986, onde, no caso do certame organizado no México, atingiram as meias-finais, tendo sido eliminados pela Argentina de Diego Maradona.
Já como treinador, apesar da sua carreira, internacionalmente, ainda não ter tido o peso e o mediatismo de muito dos seus pares, o belga pode orgulhar-se de contar, para além da Supertaça de 2011 ao serviço do Genk, com 3 Campeonatos: 2 pelo Anderlecht (2005/06 e 2006/07) e 1 pelo Genk (2010/11). Para além de uma "folha de serviço" com algum interesse, Vercauteren é também conhecido por lançar muitos jovens nos emblemas por onde tem passado. Se a isso juntarmos que o Sporting, apesar da sua situação financeira pouco recomendável, tem, reconhecidamente e como prova o 1º posto da “equipa B” na classificação da Liga Orangina 2012/13, as melhores “escolas” do país, então, a sua escolha para técnico do conjunto principal leonino até parece ter lógica.

Sem comentários: