294 - OCEANO

Apesar de nunca ter sido conhecido por possuir uma capacidade técnica muito apurada, a sua combatividade, a maneira concentrada como encarava todos os jogos e a constância ao longo de uma temporada, levaram-no sempre a disfarçar bem qualquer carência.
Ao reconhecer as suas capacidades e aproveitando o facto de estar a caminho da equipa técnica “verde e branca”, a antiga estrela leonina Pedro Gomes, o seu treinador no Nacional da Madeira, acabou por levá-lo consigo para o Sporting. De “verde e branco”, Oceano, que até então apenas tinha representado clubes de escalões inferiores, estreou-se na 1ª divisão. Facilmente, as suas qualidades puseram-no na linha-da-frente para as escolhas no meio-campo. Mormente como “trinco”, ele que chegou a alinhar como defesa-central, a sua utilização, sob a alçada do galês John Toshack, passou a ser uma constante. A titularidade levou-o às convocatórias para a selecção nacional “A”, ainda no decorrer da época de estreia em Alvalade. Em Janeiro de 1985, frente à Roménia, o médio fez a primeira de 54 partidas por Portugal, das quais merecem destaque as relativas à participação no Euro 96, disputado na Inglaterra.
Pelos “Leões” a sua carreira seria longa. Com um interregno de 3 temporadas, durante o qual acompanhou Carlos Xavier numa aventura pela Real Sociedad, Oceano cumpriu 14 anos de “verde e branco”. Durante todo esse tempo, tornou-se numa das figuras míticas do clube, não só pela longevidade, mas principalmente pela maneira como a sua garra fez dele uma referência na estratégia do Sporting. Visto como um ícone, o reconhecimento veio também com a braçadeira de capitão. Para além desse prémio, o sublinhar do seu mérito deu-se em 1988 e 1995, aquando da atribuição do Prémio Stromp.
Como treinador, a sua carreira foi sendo adiada algumas vezes. Porém, a incapacidade de recusar esse destino aconteceu em 2009, aquando da contratação de Carlos Queiroz para a selecção. Oceano Cruz, a convite do técnico da equipa principal lusa, ficou responsável pelos "Esperanças", não conseguindo, contudo, apurar a equipa para o Europeu da categoria. Já esta temporada recebeu a proposta para comandar a renascida equipa “B” do Sporting. O seu sucesso tem sido tal, com os seus pupilos a comandarem a tabela classificativa da Liga Orangina, que foi ele o escolhido para, interinamente, substituir Sá Pinto ao leme da primeira equipa leonina.

2 comentários:

Bonifáccio disse...

Blá blá blá wiskas saquetas...e sobre quem fez a sua formação, desde "sempre" até aos seniores (duas épocas), nem palavra...

cromosemcaderneta@gmail.com disse...

Amigo "O Outro", um dos objectivos deste blog é o de que também os nossos leitores contribuam para os eu enriquecimento. Por isso não se faça de rogado e envie, toda a informação que achar útil à ilustração dos "cromos" aqui publicados... acho que ficamos todos a ganhar!!!!

Abraço