292 - CASQUILHA

Depois de mais de dez anos em que a sua carreira, mesmo ao destacar-se pelas passagens por clubes como a Académica de Coimbra, Feirense e Amora, ficou cingida a presenças nos escalões secundários, Casquilha, pela mão do Gil Vicente chegou à 1ª Divisão na temporada de 1999/00.
Os 30 anos de idade, que já contava por essa altura, podiam ter sido um empecilho à nova etapa. Na realidade, os números apresentados pelo extremo, com as inúmeras participações a titular durante as épocas seguintes à chegada a Barcelos, provaram o contrário. No Minho, as suas arrancadas pelas alas do campo, as diagonais com que baralhava os opositores, a maneira como rasgava as defensivas adversárias e também a assertividade dos seus cruzamentos passaram a ser uma mais-valia para o plantel gilista. Os golos, apesar de não muito frequentes, também foram aparecendo. Como exemplo temos o seu primeiro remate certeiro na divisão maior do futebol português e que assegurou, no Vidal Pinheiro, a vitória fora do Gil Vicente nessa que foi sua época de estreia entre os “grandes” – ”Tive a felicidade de ser eu a concluir um bom trabalho do Fangueiro, que lateraliza para o Cuc e eu só tive de marcar. Penso que a estreia na I Divisão está a ser muito positiva, estou bastante satisfeito”*.
Foi positivo esse ano, continuaram a ser os seguintes e as contas fazem-se de forma simples, com seis temporadas consecutivas e quase 180 partidas disputadas como atleta primodivisionário. Já no papel de treinador, a sua carreira, que vai no sétimo ano, tem sido caracterizada por um sucesso que pode dizer-se “em crescendo”. Desde que assumiu o comando do Moreirense, Jorge Casquilha tem começado a ganhar alguma notoriedade entre os da sua classe. O técnico conseguiu, desde que pegou na equipa na 2ª divisão “b”, assegurar duas subidas de escalão, fazendo com que os de Moreira de Cónegos voltassem, esta temporada de 2012/13, ao convívio dos maiores do futebol português.

*retirado do artigo de Miguel Sá Pereira, publicado em www.record.pt, a 26/10/99

Sem comentários: