287 - VÍTOR PEREIRA

Se a vida de jogador, com passagens por emblemas de pouca expressão no futebol português, como Avanca, Estarreja, São João de Ver ou Leões Bairristas, nunca tirou Vítor Pereira do anonimato, também a carreira como treinador não trouxe o antigo futebolista para a ribalta do desporto português. Contudo, o ano passado tudo mudou e com a saída de André Villas-Boas para a Premier League, o seu antigo número dois, sem qualquer experiência de 1ª divisão, foi o escolhido para substituí-lo.
Pelo que é sabido, Vítor Pereira sempre gozou dentro do balneário “azul e branco” da fama de bom estratega e de um excelente condutor de Homens. Em suma, sempre teve a reputação de bom técnico. Todavia, para a massa adepta foi grande a desconfiança com que foi recebido o anúncio da sua promoção para comandante-principal dos “Dragões”. A razão? Simples! E prendeu-se com o facto de no seu currículo apenas contar, nos escalões profissionais, com uma passagem pelos açorianos do Santa Clara.
A responsabilidade em cima dos seus ombros passou a ser enorme e mais pesada ficou quando, já com o Campeonato Nacional bem adiantado, viu o mais directo rival, o Benfica, a distanciar-se na tabela classificativa, com um avanço de 5 pontos. No entanto, a dita pressão acabou por não ser suficiente para que claudicasse na demanda pelo título. Após uma recuperação que muitos chegaram a considerar impossível e, a bem da verdade, bastante controversa, o FC Porto conseguiu mesmo levantar o troféu de campeão.
Apesar da conquista, Vítor Pereira continua a não ser consensual. Por isso, nesta temporada que agora começou, terá de continuar a mostrar aos associados que a aposta feita por Jorge Nuno Pinto da Costa em si, não foi mera fortuna. Claro está, o desempenho nas provas em que o clube está envolvido será a única maneira de provar isso mesmo!

Sem comentários: