286 - MANUEL DA COSTA

Para que na lista de cromos publicados durante o mês de Setembro, no que diz respeito a estreias ou regressos ao Campeonato português, tudo termine empatado, falta um futebolista que nunca tivesse jogado como sénior em Portugal. O estranho é que esse jogador, ao invés do que pode parecer normal, não é um estrangeiro, mas sim um internacional português. Especificamente, no caso de nomes que nunca disputaram a 1ª divisão, Manuel da Costa não é caso único. Temos nos paradigmas de Pauleta ou de Boa Morte, exemplos de atletas que vestiram a “camisola das quinas”, sem terem passado pelo patamar máximo. Ainda assim, acho que este tipo de situações há-de sempre afigurar-se como um caso estranho.
Está bem que a história de Manuel da Costa até justifica a situação. Filho de um emigrante luso em França, por lá cresceu e se fez defesa. Esta época, depois de já ter vestido as divisas de Portugal em diversos escalões, chegou a vez do central fazer a primeira aparição na Liga portuguesa. O clube é o sempre forte Nacional da Madeira, que este ano, apesar de estar afastado das competições europeias, vai manter a ambição com que, nos últimos anos, tem brindado o público e, por certo, vai lutar por um lugar cimeiro na tabela classificativa.
A tarefa de Manuel da Costa também não vai ser fácil. Primeiro porque terá de fazer esquecer Neto, um jogador em franca ascensão e que partiu este ano para o “Calcio”. Depois, com certeza, porque vai querer convencer os responsáveis do Lokomotiv de Moscovo, emblema detentor do seu passe, que o regresso à Rússia terá de acontecer em breve.

Sem comentários: