269 - VÍTOR SILVA

Começou logo por ter um início de carreira diferente dos demais, quando o Benfica, após vê-lo jogar no Torneio de Promoção da Associação de Futebol de Lisboa, ofereceu, coisa nunca vista até então, 15 contos pela sua transferência. À altura Vítor Silva pertencia ao Hóquei Clube de Portugal e por pedido do Carcavelinhos foi emprestado à colectividade de Alcântara para jogar o dito certame. O que aconteceu é que a sua prestação foi de tal maneira excepcional que, face ao poderio financeiro das "Águias", nenhum dos clubes conseguiu mantê-lo nas suas fileiras.
Com a transferência a ocorrer em 1927, o avançado tornou-se no primeiro jogador da história do futebol português a ser contratado por dinheiro. O episódio, na sociedade civil de então, gerou de imediato grande indignação. No entanto, o Benfica pouco ficou importado com a polémica, pois os responsáveis “encarnados” sabiam que ao plantel tinham adicionado um praticante com um estilo fora do comum. Para tal avaliação, muito contribuiu o seu excelente jogo de cabeça, onde os “saltos de peixe” eram a imagem principal. O atacante tinha ainda a capacidade de tornar em golos os lances que, para todos os outros, pareciam perdidos. A provar as suas qualidades chegaram também os números e os 203 remates certeiros em 236 partidas disputadas pelo Benfica, serviram para sublinhar as suas capacidades como avançado-centro.
Para além das cores do Benfica, outra das camisolas que vestiu com grande destaque foi a da selecção portuguesa. Envergando-a, marcou presença nos Jogos Olímpicos de 1928, competidos em Amesterdão e onde, para além de ter estado em todas as partidas – Chile, Jugoslávia e Egipto –, também fez o gosto ao pé em todas elas.
Apesar da qualidade patenteada, Vítor Silva retirou-se bem cedo e, pelo menos aos olhos da medicina de hoje, devido a uma estranha lesão. Aos 27 anos, o avançado deixou o mundo do futebol, por razão das varizes na perna esquerda e com o abandono, o Benfica perdeu aquele que, durante os 9 anos em que briosamente carregou o emblema da "Águia" ao peito, foi o primeiro grande “astro” dos “Encarnados”.

Sem comentários: