267 - JOSÉ MANUEL MARTINS

Deixou a prática desportiva em prol do casamento, abandonando uma promissora vida de futebolista que, espantam-se, tinha tido a estreia na primeira categoria leonina, 4 anos antes! Porém, se à partida parece-vos pequena a carreira de José Manuel Martins, o próprio, durante o pouco tempo em que calçou as chuteiras, tratou de torná-la em algo memorável.
Tinha 18 anos quando, pela primeira vez, foi chamado à equipa principal do Sporting. O adversário era o todo-poderoso Belenenses, mas o extremo não deixou atemorizar-se pelo embate. Ainda assim, pareceu a praxe prometida e apesar do atacante ter contribuído com um golo para o resultado final, os “Leões” saíram da peleja a averbar uma derrota caseira por 2-3. Ironicamente, mesmo com o referido desaire no “derby”, seriam os de “verde e branco” a vencer o “Regional” lisboeta e José Manuel Martins, apesar de no encontro com os “Azuis” ter somado a única participação, conseguiu sagrar-se campeão “alfacinha”.
Seguiram-se mais três temporadas onde, mormente nas duas derradeiras, o seu futebol de excelente técnica e de uma correcção exemplar fez com que começasse a ter uma posição de destaque dentro do plantel leonino. Nas duas últimas épocas conseguiu ser sempre o melhor marcador da equipa e conquistou também mais um Campeonato Regional de Lisboa. Contudo, o melhor prémio, em jeito de consagração, veio com a convocatória para os Jogos Olímpicos de 1928 e inserido naquela que é considerada a primeira grande selecção portuguesa da história do futebol, José Manuel Martins, no evento disputado em Amesterdão, formou com Pepe uma ala-esquerda arrasadora.
Apesar de retirado das actividades competitivas, ao Sporting continuou para sempre ligado, fosse pela memória de ter representado o emblema em 7 modalidades – para além do futebol, praticou andebol de 11, patinagem, hóquei em patins e em campo, pólo-aquático e voleibol – ou pelo facto de também ter sido um notável dirigente.

Sem comentários: