239 - BILRO

Se o seu percurso nas camadas de formação, com Bilro a ser chamado por diversas às jovens equipas da selecção, fazia prever um futuro mais fácil, a transição para os seniores traria ao defesa uma situação muito comum entre diversas esperanças do futebol, ou seja, sucessivos empréstimos até à dispensa final.
Em abono da verdade, Bilro ainda teve uma pequena oportunidade no Sporting, ao ser integrado, por Sir Bobby Robson, no plantel principal de 1992/93. Ainda assim, e apesar de não ter tirado grande proveito desse regresso a Alvalade, onde não alinharia em qualquer partida oficial, os anos em que tinha rodado no Seixal, Atlético, e Olhanense, seriam suficientes para que a União de Leiria apostasse na sua contratação.
Na “Cidade do Lis" a partir da campanha de 1993/94, Bilro continuaria a mostrar que o seu espírito competitivo, aliado a uma regularidade espantosa, fazia do jogador um dos melhores defesas-laterais a actuar nas provas lusas. Manteria esse estatuto durante as 11 temporadas passadas no Estádio Magalhães Pessoa e, pela dedicação e qualidade exibicional, chegaria a capitão de equipa. Nesse percurso, atingiria o espantoso número de 245 jogos na 1ª divisão, registo que faria dele o atleta que mais vezes conseguiria representar a União de Leiria no principal escalão do nosso futebol.
O fim da ligação entre o clube beirão e o jogador haveria de ficar marcado pela discórdia, com Bilro a sair de Leiria em litígio com a direcção. Um ano depois, o lateral-direito terminaria a carreira na “variante de 11”, ao serviço do Lusitânia dos Açores. Algum tempo depois, ressurgiria para o desporto como praticante de futebol de praia. Na "areia" acabaria por atingir metas que nos relvados nunca tinha conseguido alcançar. Chegaria à selecção "A", onde, para além de dois 3ºs lugares no Campeonato do Mundo, venceria por 3 vezes a Liga Europeia. Também no contexto clubístico teria um percurso glorioso e novamente com as cores do Sporting, haveria de conquistar a primeira edição do Circuito Nacional.

2 comentários:

Anónimo disse...

Luís Bilro nunca jogou nos Dragões Sandinenses.

cromosemcaderneta@gmail.com disse...

Muito obrigado pela chamada de atenção. A dita informação foi retirada do zero zero - http://www.zerozero.pt/jogador.php?id=305&epoca_id=0&search=1 - e da wikipédia - http://en.wikipedia.org/wiki/Luis_Bilro_Pereira .
Realmente noutros "sites" (por exemplo o fora de jogo - http://www.foradejogo.net/player.php?player=197104010002 ) a mesma não é corroborada e, por essa mesma razão, deveríamos ter posto algum tipo de ressalva na publicação do texto... ou melhor, vamos fazer isso!!! Abraço