235 - ARTUR JORGE

Artur Jorge é mais um daqueles típicos casos de dedicação exclusiva a um clube. É verdade, o defesa, salvo umas pequenas excepções de que falaremos mais adiante no texto, percorreu o seu caminho como profissional no mundo do futebol, praticamente ao serviço de um único emblema, ou seja, o Sporting de Braga. Foi na colectividade minhota que terminou a formação. Já a estreia como sénior aconteceu no Arsenal de Braga que, para quem não conhece, era, à imagem do que é hoje o Castilla para o Real Madrid, a equipa “B” ou, com um pouco mais de rigor, o conjunto "satélite" dos "Guerreiros do Minho".
No plantel principal bracarense entre a 1992/93 e 2003/04, Artur Jorge partilhou 12 anos de experiências que só não perfazem a totalidade da sua carreira, porque a derradeira temporada do defesa foi passada ao serviço do Penafiel. Como é de esperar num percurso tão longo, muitas foram as alturas difíceis, como as passadas no início dos anos 90, em que o Sporting de Braga teimou em vogar na metade inferior da tabela classificativa e, muitas vezes, apenas evitou a descida nas últimas rondas do Campeonato Nacional. Claro está que nem só momentos atribulados alimentaram a sua carreira e muitas e boas memórias o jogador acumulou ao longo do percurso profissional. No entanto, há instantes que marcam mais do que outros e os “derbies” com o Vitória Sport Clube, foram disso o melhor exemplo. Nesses embates há um que antigo futebolista, com compreensível orgulho, gosta de recordar. Refiro-me ao encontro da 34ª jornada de 1996/97, um nulo conseguido em Guimarães e que, com Manuel Cajuda no papel de técnico, permitiu aos “Guerreiros”, 19 anos depois, regressar às competições sob a alçada da UEFA.
 Hoje em dia, o ex-atleta, depois de uma pequena experiência à frente do Famalicão, dirige, com a raça e ambição que sempre foram reconhecidas nos seus dias como jogador, a equipa técnica que comanda os juniores do Sporting de Braga. Curiosamente, no seio desse grupo, outro Artur Jorge também merece destaque, pois é igualmente defesa-central e, como já adivinharam, é filho do antigo capitão bracarense.

Sem comentários: