226 - WOZNIAK

Quando, no Verão de 1996, Sir Bobby Robson deixou a "Invicta" a caminho da capital da Catalunha e com ele, naquilo que foi uma transferência milionária, levou Vítor Baía para o FC Barcelona, a prioridade para o FC Porto passou a ser encontrar um guardião que, rapidamente e de forma convincente, ocupasse o lugar deixado vago pelo português. A escolha, não sei se aconselhada por Józef Mlynarczyk, à altura o treinador de guarda-redes dos "Dragões", ou mesmo se inspirada neste, recaiu sobre o polaco Andrzej Wozniak.
Curiosamente, os dois internacionais acima referidos até tinham muitas coisas em comum. Para além da nacionalidade, da posição ocupada no rectângulo de jogo e de ambos terem defendido as cores da selecção polaca, também Wozniak tinha atingido a notoriedade ao representar o Widzew Lódz. Por esse rol de razões, foi normal que os adeptos vissem na contratação desse reforço, a chegada de outro grande nome para as redes “azuis e brancas”. Infelizmente, se estavam a espera de alguém com uns "nervos de aço", seguro nas suas intervenções e que, com grandes estiradas, fosse buscar as bolas mais impossíveis, enganaram-se completamente! A imagem transmitida pelo guarda-redes, sem ser a de alguém completamente alienada das suas funções, acabou por passar algo distante das saudosas exibições do seu conterrâneo. Nas Antas nunca conseguiu ser um dos indiscutíveis no "onze" portista e a titularidade, na maioria das partidas dessa campanha de 1996/97, acabou atribuída à jovem promessa e actual atleta do Chelsea, Hilário.
Na temporada seguinte, a de 1997/98, com as chegadas de Costinha (ex-Sporting) e de Rui Correia (ex-Sporting de Braga), Wozniak viu reduzido o seu espaço no plantel. Acabou, em consequência da transferência do antigo guarda-redes bracarense, por ser emprestado ao emblema da "Cidade dos Arcebispos". A mudança para o Minho até poderia ter sido a oportunidade para provar que, afinal, a sua contratação não tinha sido um erro. Mas, não! Wozniak, pouco mais fez do que repetir a prestação da época anterior e, naturalmente, acabou por voltar à Polónia, onde, alguns anos após o regresso, pôs um ponto final na vida de futebolista.
Depois de terminada a carreira nos relvados o antigo guarda-redes abraçou a vida de técnico. Já nessas funções, e pelas razões erradas, foi notícia outra vez. Apanhado numa rede corrupção, implicada na combinação de resultados e suborno a jogadores e árbitros, Wozniak, no Outono de 2009, acabou condenado a três anos e meio de prisão que, para sua sorte, pôde cumprir com pena suspensa.

Sem comentários: