90 - ALENITCHEV

Antes de chegar aos grandes da capital russa, Alenitchev, começou por jogar no SKIF-Express Velikie Luki, clube da sua terra natal e, de seguida, no Mashinostroitel Pskov. Mas em 1991, ainda antes de completar 20 anos, chegou a sua oportunidade para representar um dos maiores emblemas da Rússia. Talvez um pouco ao contrário da sua vontade, a proposta não veio do clube do seu coração, o Spartak, mas dos rivais do Lokomotiv.
Ainda assim, não virou as costas à oportunidade e acabou por assinar contrato. Apesar de estar num clube de "top", Alenitchev não chegou a conquistar qualquer troféu. Ao fim de 2 anos no clube dos "Caminhos-de-Ferro", transferiu-se, finalmente, para o Spartak. Aí sim, a sua carreira começou a mudar. Os títulos, a nível colectivo e individual, passaram a surgir. Nos anos de “vermelho” ganhou 3 Campeonatos e 2 Taças e, em 1997, terminou o ano como o Melhor Jogador do Campeonato Russo.
Tais exibições valeram-lhe, em 1998, a transferência para a AS Roma. Em Itália, durante sua época de estreia chegou a prever-se um bom futuro para o médio. No entanto, a segunda temporada no “cálcio” acabou por revelar-se um pouco desastrosa. Quase sem jogar no emblema romano, a meio da temporada viu-se cedido ao Perugia e terminou o ano tido como uma das maiores desilusões.
Foi então que chegou a vez do FC Porto. No emblema da "Cidade Invicta" entrou como uns dos mais caros reforços de sempre. Para ajudar à pressão provocada pelo valor da sua transferência, os primeiros tempos de “azul e branco” não foram os mais auspiciosos. Todavia, a entrada de José Mourinho mudou-lhe a sorte. Apesar de nem sempre conseguir ser titular, acabou por ter um papel preponderante naquela que foi uma das épocas de ouro do clube. Como testemunho dessa importância, temos o golo que marcou contra o Celtic, no 3-2 que, em Sevilha, conquistou a Taça UEFA. No ano seguinte, repetiu a proeza e, frente ao Mónaco, em Gelsenkirchen, marcou o terceiro dos "Dragões" e contribuiu para a vitória por 3-0, que deu ao emblema portuense a Liga dos Campeões.
Após o Euro 2004, realizado em Portugal, Alenitchev começou a mostrar alguma vontade em regressar ao Spartak. A direcção portista não levantou entraves e o médio russo voltou à sua capital. Aí esteve até 2006, quando uma declaração polémica contra o presidente do clube, fez com que fosse castigado. Decidiu, então, terminar a carreira e quando todos esperavam que Alenitchev continuasse ligado ao futebol, a sua vida mudou bruscamente. Filiado no Rússia Unida, partido de Vladimir Putin, foi eleito em 2007 para o Conselho da Federação do Parlamento Russo, lugar que ocupou até ao passado mês de Novembro. Por essa altura não resistiu a um convite da Federação Russa e passou a ocupar o lugar de seleccionar da equipa de sub-18.

1 comentário:

António Omar Spencer disse...

o gde !!
magnifico!!
smp ALENITCHEV !!!

(Publicado no Facebook, a 26 de Janeiro de 2011)